Tutoriais Informática

Descobrindo Informática | Hardware Software Internet

17 de jul. de 2010

Curso IPD (Introdução ao Processamento de dados) II

Já citei Unidades de Entrada e Saída na primeira parte do curso Introdução ao Processamento de dados, também sobre computador, informática... agora continuando o curso IPD (Introdução Processamento de Dados)  vamos aprofundar mais um pouco em memórias e unidades de armazenamento de dados.

Memória


memória












 


Como Funciona?

Da mesma forma que o cérebro humano, o computador também possui uma memória onde são armazenadas as informações enquanto ele está lidado.
A  menor unidade utilizável para representação de informações em um computador é o Bit.
 
 
Existem dois tipos de memória:


Memória RAM,
Memória ROM.

Memória RAM
 
Random Acess Memory é uma sequência de células numeradas, cada uma contendo uma pequena quantidade de informação. A informação pode ser uma instrução para dizer ao computador o que fazer. As células podem conter também dados que o computador precisa para realizar uma instrução.
 
Qualquer célula pode conter istrução ou dado, assim o que em algum momento armazenava dados pode armazenar instruções em outro momento. Em geral, o conteúdo de uma célula de memória pode ser alterado a qualquer momento, a memória RAM é um rascunho e não um bloco de pedra.
 
Para efetuar os cálculos, comparações, rascunhos e outras operações necessárias ao seu funcionamento. A informação armazenada nesta memória é apenas temporária.
Se você quiser preservar essa informação, que pode reprensentar horas de trabalho, você deve move-la da memória do computador para um disco de armazenamento (Dico Rígido ou HD, Pen Drive, disquete ou CD gravável), operação essa conhecida como salvamento: as informações são salvas em um arquivo.
 
Quando você desliga o computador, a informação que não foi "salva" em um desses disco é perdida.
 

Memória ROM
 
Um outro tipo de memória existente nos microcomputadores permite apenas a leitura das informações nela contidas. Essa memória não perde as informaões ao ser desligado o equipamento, sendo portanto, utilizada para guardar os códigos básicos de operação do equipamento, suas rotinas de inicialização e auto teste.
 
Tais inoformações não podem ser alteradas, apenas lidas. Este conjunto de códigos de operação/funcionamento formam o sistema básico de entrada e saída da máquina.
Outro exemplo de memória ROM são as informações guardadas em CDs normais (não regraváveis).
 

Discos
 
Os discos são usados para armazenar as informações, como as memórias. Podem ser lidos, gravados e regravados, como uma fita de áudio ou vídeo. São considerados a memória de massa do equipamento, devido ao alto volume de informações que podem armazenar.
 
Os discos são:
  • Disquetes
  • Disco Rígido ou HD
  • CD-ROM
  • DVD
  • Blu Ray
 
Disquetes ou Discos Flexíveis
disquete
Os disquetes são ditos flexíveis por que realmente o são, sendo protegidos por um invólucro rígido.
Devem ser inseridos nos acionadores (drives) situados no painel frontal do microcompudor.
 
Não armazenam tantas informações quanto o "HD" (disco rígido), mas são removíveis e transportáveis.
Em geral devem ser preparados para utilização, operação essa denominada formatação. Tem o tamanho de 3¹/²" (três e meia polegadas).


 


Disco Rígido ou HD
disco-rigido-hdO HD é dito disco rígido por ser sua superfície de gravação metálica e dura, ao contrário dos disquetes. Normalmente referenciado como unidade de disco C:, encontra-se dentro do gabinete da CPU; portanto, não é visível nem transportável.
 
Permite um acesso rápido e o armazenamento de uma grande quantidade de informções. É importante lembrar que esses discos podem ser danificados por excesso de trepidação no local de instalação. Dado a grande quantidade de informaçãoes que são armazenadas em um disco rígido, e devido a desgastes naturais durante o funcionamento que não pode ser evitado.



Acompanhe o restante desse curso, clique no link abaixo e veja a última parte.



Curso IPD (Introdução ao Processamento de dados) I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O seu comentário é muito importante para este blog;
- Teremos o maior prazer em responder suas dúvidas;
- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Ofensas a nós, amigos ou spam não será bem-querido;
- Obrigado por sua visita e volte sempre.

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br
moisturizer for face