Tutoriais Informática

Descobrindo Informática | Hardware Software Internet

20 de jul. de 2010

Curso IPD (Introdução ao Processamento de dados) III

Terceira e última parte do curso IPD (Introdução ao Processamento de dados) na segunda parte do curso aprendemos sobre os tipos de memórias e discos, continuando agora com os discos, o CD-ROM, DVD e BLUE RAY.
CD-ROM
cd-ronsOs CD-ROMs prestam-se ao armazenamento de grandes volumes de informações, tais como enciclopédias, músicas, fotos etc. Os acionadores ou drives de discos CD-ROM podem reproduzir normalmente os CDs de áudio (o que significa que podemos ouvir músicas enquanto trabalhamos em nossos micros).
 
 
 







DVD - Digital Versatile (Vídeo) Disc
 
digital-video-discOs DVDs são uma das últimas tecnologias em armazenamento de dados. Além dos discos terem o mesmo tamanho e espessura dos atuais CDs, o DVD mais simples terá capacidade para 4,4 GB (capacidade equivalente a mais do que 7 CD-ROMs), que é suficiente para conter mais de 2 horas de filme com alta qualidade de som e imagem, além de áudio em 3 idiomas distintos e 4 conjuntos diferentes de legendas.
 
 
 
 


Blu Ray

bd-alta-definicaoBlue-ray, também conhecido como BD (de Blue-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.
 
O disco Blu-Ray faz uso de um leser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanômetros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros).
 
 
Pen Drive
pen-drive-usb
 Memória USB Flash Drive, Também designado como Pen Drive e com uso corrente em Portugal como nome de Disco Removível (abreviado de removível), é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash, tendo aparência semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador.
 
As capacidades atuais, de armazenamento são de 64 MB, 128 MB, 512 MB, 1 GB a 64GB.
A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada. Eles oferece vantagens potenciais com relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis, particularmente o disquete.
 
São mais compactos, rápidos, tem maior capacidade de armazenamento, são mais resistente devido a ausência de peças móveis. Adicionalmente, tornou-se comum em computadores sem drives de disquete.
 

Software - Programas de Computador
 
Um programa de computador pode ser definido como uma série de instruções ou declarações, em forma aceitável pelo computador, preparada de modo a obter certos resultados.
 
Também chamado de Software, esse termo é utlilizado para indicar a parte funcional de um computador.
Podemos classificar os Softwares ou programas em alguns tipos. A seguir é apresentada uma classificação genérica, que não é exaustiva.
 

Sistemas Operacionais
 
Como o próprio nome sugere, são softwares destinados à operação do computador.
Tem como função principal controlar os diversos dispositivos do computador e servor de comunicação intermediária entre o computador e os outros programas nomalmente utilizados, o que permite que esses possam ser executados.
 
O Windows 95/98/2000/NT/XP/Vista/7 e o DOS são exemplos de sistemas operacionais para microcompuadores.
 
Também podemos citar o Mac OS, da Apple, o OS/2, da IBM e o Linux.
Um computador, qualquer que seja o seu porte, não funciona sem um sistema operacional.
 

Software
 
São programas instalados no computador, ou seja, são as partes intocaveis de um computador.
 

Hardware
 
São as partes físicas do computador, ou seja, as peças tocáveis do computador, como processador, memória, mouse, teclado e etc...


Este foi o curso Introdução ao Processamento de Dados.
Até mais.

Curso IPD (Introdução ao Processamento de dados) I

Curso IPD (Introdução ao Processamento de dados) II

Um comentário:

- O seu comentário é muito importante para este blog;
- Teremos o maior prazer em responder suas dúvidas;
- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Ofensas a nós, amigos ou spam não será bem-querido;
- Obrigado por sua visita e volte sempre.

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br
moisturizer for face